COMO PARTICIPAR

Biodanza Constelação familiar como participarO trabalho pode ser realizado individualmente ou em grupo (encontros de finais de semana). No grupo, as pessoas se inscrevem, previamente, para constelar, e outras participam como ouvintes ou colaboradoras do processo como representantes da constelação. Em cada encontro escolhe-se também um tema para discussão e aprofundamento teórico.

Conforme a situação colocada pela pessoa (constelando), o constelador fará algumas perguntas, tais como:

Quais são os membros da família? Existem natimortos ou pessoas que morreram precocemente ? Aconteceram abortos? Houve na família algum acontecimento trágico ou relevante? Um dos pais ou avós teve anteriormente um relacionamento firme – noivados, casamentos anteriores – ou algum relacionamento longo e significante, mesmo que clandestino? Houve enriquecimento ilícito ou perda de bens materiais?, Etc…

Depois, solicitará ao constelando que convide os participantes para representarem os membros da sua própria família (de origem ou atual), ou pessoas para representar uma determinada questão que deseja constelar. Após escolher os representantes, o constelador pede que eles sejam colocados espacialmente uns em relação aos outros. A partir daí, o campo da constelação é formado e os representantes começam a perceber forças desconhecidas que os movem, trazendo fenômenos como: palpitações, formigamento, sensação de aperto no peito ou na garganta, sensação de ser puxado para trás ou para frente, sentimentos em relação às pessoas, entre outros. É como se uma força invisível atuasse entre e em torno dos representantes. Os representantes passam a adotar os sentimentos e as sensações das pessoas às quais estão representando. Depois que a dinâmica oculta do sistema é revelada, o constelador passa a atuar com frases de solução e reverências se forem necessárias, encontrando um novo lugar para cada pessoa. A compreensão das causas do sofrimento trás luz aos envolvidos e surge uma nova ordem, onde cada membro encontra o seu devido lugar onde se sente em paz.

No atendimento individual a dinâmica é semelhante. O constelador estabelece quais pessoas o cliente vai constelar e escolhem os bonecos para representá-los. Dessa forma pede-se ao cliente para posicionar os bonecos uns em relação aos outros, de forma que correspondam às suas imagens internas. A interação se dá entre o cliente e o constelador.

Comentários estão fechados