O que é a BIODANZA

BIODANZA o que éÉ um sistema de integração humana, renovação orgânica, reeducação afetiva e reaprendizagem das funções originais da vida, desenvolvido pelo antropólogo chileno Rolando Toro e trazido ao Brasil na década de 70. A Biodanza se vale de movimentos corporais integrados que, aliados a estímulos musicais específicos, realizados em grupo, possibilitam a expressão das emoções e de uma melhor comunicação pessoal. A metodologia da Biodanza dá ênfase à vivência como a experiência que busca trazer o indivíduo para a plenitude do momento presente. Como valioso processo de reeducação afetiva e de autoconhecimento, a Biodanza permite promover mudanças importantes na forma de viver e de sentir a vida. Assim, a pessoa passa a se sentir integrada consigo, com o outro e com o mundo, de forma natural e progressiva. A proposta primeira da Biodanza é integrar o indivíduo, eliminando gradualmente as suas dissociações. O que primeiro fazemos é integrar, em nível motor, o corpo, utilizando vários exercícios que favoreçam a unidade corporal.

Progressivamente, os vínculos e a confiança dentro do grupo vão se fortalecendo e as pessoas vivenciam a aceitação afetiva do outro, respeitando suas diferenças. Essa é uma das razões pela qual o grupo se torna tão significativo: a integração afetiva se relaciona diretamente com o ser humano inteiro e global.

Assim, a Biodanza investe no potencial nato do indivíduo, desenvolvendo nele suas capacidades de renovação biológica, criativa, de amor e de coragem para transformar o meio ao seu redor.

Comentários estão fechados